✨ Inscrições abertas: Curso "Anatomia de Uma Capa"📚
Anúncio exclusivo e antecipado para os leitores da newsletter, antes de ser publicado para o público geral em outras redes!
Para quem não sabe, no fim do ano passado lecionei o curso “Anatomia de Uma Capa”, que consiste em criação de capas de livros ilustradas. Foi um grande sucesso e tive que abrir duas turmas, pois as vagas se esgotaram em um tempo menor do que uma partida de futebol!

Eu já havia lecionado para diversas instituições anteriormente — inclusive sobre a mesma temática —, como várias unidades do Sesc São Paulo e Instituto Tomie Ohtake, que renderam ótimas experiências. Inclusive, um dos últimos cursos presenciais que lecionei no Sesc Casa Verde, terminou num jantar numa churrascaria coreana (com opções veggie friendly para alguns alunos, é claro).
Pra ser sincera, era um plano que eu queria tirar do papel desde o começo do ano passado, mas fiquei empurrando com a barriga conforme ia ficando maluca com projetos e freelas que foram chegando e se acumulando… Até que o fim do ano chegou e pensei “é agora ou nunca”, até porque o Natal e Ano Novo estavam quase ali, e todo mundo sabe que janeiro/fevereiro seria uma época pior ainda, dado que no Brasil o nosso ano só começa mesmo após o Carnaval.
O meu ano, aliás, só começou em março depois que voltei da minha viagem da Coreia, mas isso vou contar melhor pra vocês depois de muitas sessões de psicanálise — quem diria que seria uma experiência intensa ir para um país não só como uma mera turista, mas também como alguém que de certa forma supostamente possui alguma ligação com aquele lugar…
Em novembro, foi a primeira vez que decidi fazer um curso particular e mais completo, no meu tempo. Quis caprichar bastante no conteúdo e dialogar diretamente com meu próprio público, até porque os pedidos por um curso de capas era um clamor constante nas minhas DMs (obrigada pelo incentivo de todos os envolvidos!).
Deu bastante certo, até mais do que eu esperava que daria. Enchi duas turmas inteiras e todos os alunos foram uns queridos. Cada um deles criou uma capa individual, de um livro ao seu critério, que ficaram incríveis! Fiquei muito orgulhosa pela dedicação e feliz pelo carinho recebido nas aulas. Talvez eu esteja percebendo que gosto de lecionar mais do que pensava?

Até ganhei alguns presentes ilustrados de uma aluna, Gabi Kakiuchi!! Ela havia feito mentorias de quadrinhos comigo que ministrei lá no Sesc Av. Paulista em meados de 2023 e relatou que gostou tanto que fez questão de fazer o meu novo curso — e até arrastou a namorada junto, fofíssimas. É realmente muito gratificante rever alguns alunos e, principalmente, perceber todo o seu progresso e amadurecimento artístico de lá pra cá~

E, após o fim das aulas, elaborei um catálogo com as capas criadas durante o curso pelos ex-alunos, que enviei diretamente para diretores de arte e designers de várias editoras.
Tive uma resposta bem positiva desses profissionais e acredito que é algo que ainda precisa ser mais estimulado no mercado de ilustração: o esforço ativo de incluir novos talentos e auxiliá-los em suas carreiras — o futuro deles também se reflete no nosso. Por isso, devemos sempre também advogar por direitos e condições melhores não somente para quem já está inserido neste mercado, como também criar um legado positivo para as próximas gerações.
O catálogo está disponível neste link, para quem mais quiser conferir os trabalhos que foram desenvolvidos durante minhas aulas e, quem sabe, contratar algum desses novos profissionais para algum projeto :)
Agora, sem mais delongas, anuncio a ABERTURA DE NOVAS VAGAS para duas turmas para o meu curso em abril 📚 Inscreva-se já e garanta sua vaga:
Lembrando que vocês, assinantes, estão recebendo-o em primeira mão antes do anúncio ao público geral 😎✨
Eu acho que me emocionei um pouco com a inserção de animações nos elementos da página e ficou passando uma vibe de sites do Geocities dos anos 2000.
Desta vez, criei uma página introduzindo tintim por tintim o que será abordado no curso, links para inscrições e feedbacks de ex-alunos. O curso começará em abril e terá um período maior do que o anterior, contando com 5 encontros ao invés de 4 como foi em novembro, para que eu consiga espaçar e abordar novos conteúdos :) O curso será 100% online e ao vivo (as aulas serão gravadas e disponibilizadas por até 1 mês após o fim do curso).
Temos bolsas para as duas turmas, sendo 1 integral e 2 parciais de 50% para cada uma delas, voltadas para pessoas racializadas, com deficiência, LGBTQIAPN+, moradores fora do eixo sul/sudeste e/ou regiões de periferia.
É isso! Caso vocês tenham alguma dúvida relativa ao curso, basta escrever um e-mail para hello@inglee.art 💌